quarta-feira, 8 de abril de 2009

O que fazer quando uma criança mente na escola?

Por Içami Tiba

Crianças mentem na escola? Enquanto não sabem o significado da mentira, podem "inventar verdades". Quanto menos amadurecidas forem, mais podem misturar fantasias com realidade, ou seja, contar algo como se fosse verdadeiro, mesmo que seja imaginado por elas. Mas isso não é mentira no verdadeiro sentido da palavra.
Adultos usam essa confusão para conseguir que crianças pequeninas façam o que eles querem, mesmo que elas não queiram fazer. É o caso do Papai Noel. Se ela não for boazinha, não for dormir cedo, ou não obedecer aos adultos, pode receber uma ameaça mentirosa: "Papai Noel não vai lhe trazer presentes no Natal!"
Não vale a pena brigar com as crianças, mas sim ensiná-las a falarem a verdade e não o que imaginaram. Não se poderia falar em mentira nesta idade. Nem afirmar que elas mentiram. Um professor cuidadoso deveria perguntar se o que o aluninho falou é imaginado ou acontecido de verdade. E ensinar o quanto é bom para todos saberem separar a imaginação da realidade.
Se elas falam o que imaginaram como se fosse verdade e os adultos fingem que acreditam, esta reação pode reforçar a imaginação e chegar facilmente à mentira. A mentira geralmente tem um caráter defensivo, um receio de que a verdade possa lhe trazer uma rejeição ou uma agressão no lugar de agrado.
Quando um professor percebe que um aluno está mentindo, o melhor a fazer é conversar com os pais da criança. Facilite o contato, seja por e-mail ou por telefone. Não precisa ser presencial. Os pais ficam geralmente apavorados quando chamados pela escola e chegam atacando para defender o filho.

 

Içami Tiba

Psiquiatra, educador e conferencista. Escreveu "Quem Ama, Educa! Formando Cidadãos Éticos" e mais 22 livros.
 
 

Queridos Pais,

Agradecemos seu apoio e colaboração neste 1º bimestre !! Continuamos contando com vocês!!

Coordenação Pedagógica CAC - 2009

Profª Rachel Petrucci



Quer saber qual produto Windows Live combina melhor com o seu perfil? Clique aqui e descubra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário